Suporte do Regata OS

Como instalar o Regata OS ao lado do Windows 10 (dual boot - com EFI)

Saiba como instalar o Regata OS ao lado do Windows 10 (dual boot) em uma máquina com EFI. Lembre-se também de fazer o backup de fotos, vídeos, arquivos de texto, tudo o que julgar importante, e levar o conteúdo para, por exemplo, um HD externo, para um serviço de armazenamento em nuvem (como o Google Drive) ou pendrive. De acordo? Se sim, então siga com o tutorial.

DICA: Veja como criar uma mídia de instalação do Regata OS utilizando um pendrive USB.

1. Preparando o Windows 10

Para instalar o Regata OS ao lado do Windows 10, primeiro você precisa separar um espaço livre no seu disco. Você pode fazer isso facilmente no próprio sistema operacional da Microsoft usando a ferramenta “Gerenciamento de Disco”, disponível no menu iniciar.


No nosso exemplo, durante a instalação do Windows 10, criamos duas partições (geralmente C: e D:), porém, caso o seu disco tenha apenas uma partição, esse passo a passo também serve para você. Clique com o botão direito do mouse sobre a partição que será diminuída e depois em "Diminuir Volume". No nosso caso, será diminuída a partição E:, mas você também pode escolher a partição onde está instalado o Windows (geralmente a C:).

Na nova janela que se abrir, no campo "Digite o espaço a diminuir em MB", escolha o tamanho do espaço livre que estará disponível para o Regata OS, que deve ser de no mínimo 25 GB. Em seguida, clique no botão Diminuir.



Com a etapa de criação de um espaço livre no disco para o Regata OS concluída, chegou a hora de reiniciar o Windows 10 e iniciar o Live do Regata OS para dar inicio ao processo de instalação.

2. Iniciando a instalação e escolhendo o idioma

Quando o instalador iniciar, escolha o idioma (o padrão é Português do Brasil) e clique no botão Próximo.


3. Particionamento do disco

Agora é hora de criar as partições onde o Regata OS será instalado. No instalador, escolha a opção Particionamento manual e clique no botão Próximo, como mostra a imagem abaixo:


Agora, localize e selecione o espaço vazio que você criou quando ainda estava no Windows 10 (como mostrado na etapa 1) para começar a criar as partições. A primeira delas é a partição "/boot/efi". Com o espaço vazio do disco onde você quer instalar o Regata OS selecionado, clique no botão Criar.

Na nova janela que se abrir, escolha 1 GB (1024 MiB) como o tamanho da partição, selecione o sistema de arquivos FAT32 para formatar, configure /boot/efi como o ponto de montagem e escolha "boot" e "esp" como os marcadores da partição. As alterações devem ficar como mostra a imagem abaixo:


Vale ressaltar que, embora a etapa acima seja referente a criação de uma partição "/boot/efi", isso não significa que a partição de boot do Windows 10 deva ser apagada. Então, se a instalação do Windows 10 já possuir uma partição de boot (geralmente criada em sistemas com EFI (Extensible Firmware Interface)), você não deve apagá-la, caso contrário, você não conseguirá iniciar o Windows 10. De acordo? Vamos para o próximo passo.

O próximo passo é cria a partição de troca "swap". Da mesma forma que o processo anterior, com o espaço vazio do disco onde você quer instalar o Regata OS selecionado, clique no botão Criar. Agora, escolha o tamanha da partição (2 GB já é o suficiente) e, em Sistema de Arquivos, selecione linuxswap, como mostra a imagem abaixo:


Chegou a hora de criar a partição onde de fato o Regata OS será instalado. Com o espaço vazio do disco onde você quer instalar o Regata OS selecionado, clique no botão Criar e, na nova janela que se abrir, deixe o tamanho da partição como está (no caso, é o tamanho total da partição, ou seja, será ocupado todo o espaço livre), escolha o sistema de arquivos ext4 e, em Ponto de Montagem, escolha / (barra comum), como mostra a imagem abaixo:


Agora que o particionamento foi concluído, clique em Próximo e, em seguida, no botão Instalar para, finalmente, iniciar a instalação do Regata OS.


Quanto tudo estiver concluído, reinicie a máquina e siga para a pós-instalação.

4. Pós-instalação: configure a localização, escolha o layout do teclado e crie a conta do usuário

Agora é hora de você escolher o idioma do sistema, a sua localização, o layout do teclado e criar a conta do usuário. Após concluir essas configurações, basta reiniciar a máquina e o seu Regata OS estará pronto.