Criando, removendo e alterando senha de usuário; e login automático

Para criar novos usuários, excluir ou alterar a senha de um já existente, vá até as Configurações do sistema (você pode encontrar pesquisando no menu de aplicativos ou indo na categoria "Configurações") e clique na sessão Usuários. Para criar uma nova conta, clique no botão Adicionar novo usuário, que fica localizado na parte inferior da janela.

Agora não há segredo: preencha o pequeno formulário com as informações do novo usuário que você deseja cria, com o nome da pessoa para facilitar a identificação, bem como o nome de usuário e senha para fazer login no sistema. Além disso, também é possível definir o tipo da conta entre Administrador e Padrão (usuário comum). Com tudo pronto, clique no botão Criar e digite a senha do administrador (senha root) quando solicitado.


Removendo conta de usuário

Para remover um usuário já existem, além de não estar logado nele, basta ir até as Configurações do sistemaUsuários e escolher a conta que será removida. Depois é só clicar no botão Excluir usuário. Você poderá optar em manter os arquivos do usuário ou excluir todos os arquivos.

Alterando senha de usuário

Para alterar a senha de usuário, vá até as Configurações do sistemaUsuários e clique no botão Alterar senha.

Login automático de usuário

Caso você não queira ter que digitar a senha para acessar sua conta toda vez que ligar o computador, poderá optar pelo login automático da sua conta de usuário. Para fazer isso, vá até as Configurações do sistemaInicialização e desligamentoTela de autenticação (SDDM).


Agora clique no botão Comportamento, localizado na parte inferior da janela, e em "Autenticar automaticamente" escolha o usuário que terá o login automático. Não se esqueça de clicar no botão Aplicar, para salvar as mudanças, e digite a senha do administrador (senha root) quando solicitado.

Última atualização: 24 de fevereiro de 2022
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