Como instalar o Regata OS ao lado do Windows 10 (dual boot)

Saiba como instalar o Regata OS ao lado do Windows 10 (dual boot). Lembre-se de fazer o backup de fotos, vídeos, arquivos de texto, tudo o que julgar importante, e levar o conteúdo para, por exemplo, um HD externo, para um serviço de armazenamento em nuvem (como o Google Drive) ou pendrive. De acordo? Se sim, então siga com o tutorial.

DICA: Veja como criar uma mídia de instalação do Regata OS utilizando um pendrive USB.

1. Preparando o Windows 10

Para instalar o Regata OS ao lado do Windows 10, primeiro você precisa separar um espaço livre no seu disco. Você pode fazer isso facilmente no próprio sistema operacional da Microsoft usando a ferramenta “Gerenciamento de Disco”, disponível no menu iniciar.


No nosso exemplo, durante a instalação do Windows 10, criamos apenas uma partição, porém, caso o seu disco tenha mais partições, esse passo a passo também serve para você. Clique com o botão direito do mouse sobre a partição que será diminuída e depois em "Diminuir Volume". No nosso caso, será diminuída a partição C:, que é onde está instalado o Windows.

Na nova janela que se abrir, no campo "Digite o espaço a diminuir em MB", escolha o tamanho do espaço livre que estará disponível para o Regata OS, que deve ser de no mínimo 25 GB. Em seguida, clique no botão Diminuir.



Com a etapa de criação de um espaço livre no disco para o Regata OS concluída, chegou a hora de reiniciar o Windows 10 e iniciar o Live do Regata OS para dar início ao processo de preparação do particionamento.

2. Preparando o espaço livre no disco para receber o Regata OS

Agora chegou a hora de preparar o espaço vazio que você criou no disco para receber as partições do Regata OS. O que basicamente você precisa fazer é criar uma partição estendida. Com o Regata OS no modo live, vá até o menu e pesquise por gparted e abra o aplicativo. Será necessário informar a senha (senha root padrão):   regata  .

Com o utilitário carregado, clique com o botão direito do mouse sobre o espaço vazio que você criou no disco e, no menu, selecione Novo. Na nova janela que se abrir, mantenha o tamanho da partição no máximo e na opção Criar como escolha Partição estendida e clique no botão Adicionar.



Em seguida, clique em Aplicar na interface do GParted para realizar as mudanças.


Com a partição estendida criada, chegou a hora de abrir o instalador do Regata OS, que pode ser encontrado no menu de aplicativos, e seguir para a próxima etapa.

3. Iniciando a instalação e escolhendo o idioma

Quando o instalador iniciar, escolha o idioma (o padrão é Português do Brasil) e clique no botão Próximo.


4. Particionamento do disco

Agora é hora de criar as partições onde o Regata OS será instalado. No instalador, escolha a opção Particionamento manual e clique no botão Próximo, como mostra a imagem abaixo:



Chegou a hora de criar a partição onde de fato o Regata OS será instalado. Com a partição estendida (Espaço livre) selecionada, clique no botão Criar e, na nova janela que se abrir, deixe o tamanho da partição como está (no caso, é o tamanho total da partição, ou seja, será ocupado todo o espaço livre), escolha o sistema de arquivos ext4 e em Ponto de Montagem selecione / (barra comum), como mostra a imagem abaixo:


Agora que o particionamento foi concluído, clique em Próximo e, em seguida, no botão Instalar para, finalmente, iniciar a instalação do Regata OS ao lado do Windows 10. Quanto tudo estiver concluído, reinicie a máquina e siga para a pós-instalação.

5. Pós-instalação: configure a localização, escolha o layout do teclado e crie a conta do usuário

Agora é hora de você escolher o idioma do sistema, a sua localização, o layout do teclado e criar a conta do usuário. Após concluir essas configurações, basta reiniciar a máquina e o seu Regata OS estará pronto.



Ir para o topo da página