Como instalar o Regata OS

Vale lembrar desde o início que é sempre importante fazer o backup de fotos, vídeos, arquivos de texto, tudo o que você julgar importante, e levar o conteúdo para um HD externo, pendrive ou para um serviço de armazenamento em nuvem (como o Google Drive), por exemplo. Com tudo pronto, vamos ao tutorial.

DICA: Veja como criar uma mídia de instalação do Regata OS utilizando um pendrive USB.

1. Iniciando o instalador e escolhendo o idioma

Quando o Regata OS estiver iniciado no modo Live USB, você encontrará um atalho para o instalador na área de trabalho ou no menu de aplicativos. Quando o instalador iniciar, escolha o idioma e clique no botão Próximo.
2. Particionamento do disco

2.1 Particionamento automático do disco

O instalador já apresenta opções prontas para que você possa instalar o Regata OS sem muito esforço. Por exemplo, caso você queira instalar o Regata OS ao lado do Windows ou de outro sistema operacional (como o Ubuntu), o instalador irá configurar o particionamento do disco automaticamente para você, através das opções Instalar lado a lado ou Substituir uma partição, como você pode ver na imagem logo abaixo:
2.2 Particionamento manual do disco

Mas se o seu plano é apagar todo o disco e instalar o Regata OS, basta escolher a opção Apagar disco. Contudo, também é possível configurar manualmente o particionamento do disco. Para isso, basta escolher a opção Particionamento manual e clicar no botão Próximo para prosseguir com a configuração.

> Para computadores sem suporte para UEFI

Caso o seu computador não tenha suporte para UEFI (ou seja, com BIOS Legacy), crie apenas a partição onde o Regata OS será instalado. Você pode usar todo o espaço livre no disco e escolha o sistema de arquivos EXT4. O ponto de montagem deve ser configurado apenas como / (barra), indicando que será a raiz do sistema, como na imagem logo abaixo:
Como o particionamento do disco devidamente configurado e pronto para receber o Regata OS, basta prosseguir com a instalação. Quando tudo terminar, reinicie o Regata OS no Live USB para dar início a pós-instalação, algo que será feito com o sistema instalado no disco.

> Para computadores com suporte para UEFI

Caso o seu computador tenha suporte para UEFI (com o recurso estando habilitado na BIOS), crie uma partição de 1 GB (1024 MiB), selecione FAT32 como o sistema de arquivos, configure /boot/efi como o ponto de montagem e escolha boot como o marcador da partição. Você pode ver um exemplo na imagem logo abaixo:
Depois disso, crie a partição onde o Regata OS será instalado. Agora você pode usar todo o espaço livre no disco e escolha o sistema de arquivos EXT4. O ponto de montagem deve ser configurado apenas como / (barra), indicando que será a raiz do sistema, como na imagem logo abaixo:
Na imagem logo abaixo, você pode conferir a configuração básica do particionamento do disco para instalar o Regata OS em computadores com suporte para UEFI — vale lembrar que escolhendo a opção de particionamento automático "Apagar disco", a configuração também deve ser exatamente como na imagem abaixo.
Como o particionamento do disco devidamente configurado e pronto para receber o Regata OS, basta prosseguir com a instalação. Quando tudo terminar, reinicie o Regata OS no Live USB para dar início a pós-instalação, algo que será feito com o sistema instalado no disco.

3. Pós-instalação: configure a localização, escolha o layout do teclado e crie a conta do usuário

Agora não há segredo! É o momento em que você escolhe o idioma do sistema, a sua localização, o layout do teclado e cria a conta do usuário. Após concluir essas configurações, basta reiniciar a máquina e o seu Regata OS estará pronto.

Última atualização: 2 de maio de 2021
Ir para o topo da página