Suporte do Regata OS

Baixando o Regata OS e criando uma mídia de instalação

Saiba onde baixar a imagem ISO do Regata OS e como preparar um pendrive USB bootável do Regata OS. Assim é possível experimentar e avaliar o Regata OS sem fazer quaisquer alterações no seu computador. Vale lembrar que, para ter uma experiência completa, será necessário instalar o Regata OS na máquina.

Baixando o Regata OS

Para baixar o Regata OS, basta ir até a página de Download (através deste link) e clicar no botão "Download do Regata OS". Além disso, também na página Download, no site do Regata OS, você encontrará uma opção para baixar a imagem ISO através do Google Drive.

Configuração mínima recomendada para o sistema:

  • Processador dual core de 2 GHz (64-bits) ou melhor
  • Memória RAM de 4 GB
  • Disco rígido com pelo menos 25 GB de espaço livre
  • Conexão USB para efetuar a instalação com o pendrive

Criando uma mídia de instalação

Como já mencionado anteriormente, para instalar o Regata OS no seu computador, é preciso antes criar um pendrive USB bootável do Regata OS. Confira logo abaixo alguns aplicativos que podem ajudar você a fazer esse procedimento, que é bem simples:

Windows

Usando o Etcher:
1. Comece com um pendrive USB vazio (formatado com FAT32) com pelo menos 4GB de espaço livre;
2. Baixe o aplicativo Etcher através deste link. Você encontrará uma versão portátil (apenas baixe e execute) e outra para instalação;
3. Com o aplicativo em execução, clique no botão Select Image e escolha a imagem ISO do Regata OS, navegando através do gerenciador de arquivos. Em seguida, é hora de escolher o pendrive USB que você deseja utilizar (caso só exista um pendrive conectado, a seleção será automática) e clique no botão Flash! e aguarde o processo ser concluído.

Usando o Win32 Disk Imager:
1. Comece com um pendrive USB vazio (formatado com FAT32) com pelo menos 4GB de espaço livre.
2. Baixe o programa Win32 Disk Imager através deste link e efetue a instalação, um processo bastante rápido. Ao executar o programa como administrador, ele abrirá uma janela como mostra a imagem abaixo:


3. Agora é só selecionar a imagem ISO, escolher o pendrive USB (caso só exista um pendrive conectado, a seleção será automática) e clicar no botão "Write" e esperar o processo ser concluído.

DICA: Quando você for selecionar a imagem ISO e, ao acessar a pasta onde ela se encontra, ela não aparecer visível, basta selecionar no canto inferior direito a opção Todos os arquivos.

Ubuntu, entre outras distribuições Linux, e macOS

Usando o Etcher:
1. Comece com um pendrive USB vazio (formatado com FAT32) com pelo menos 4GB de espaço livre;
2. Baixe o aplicativo Etcher através deste link. Quando estiver na página de download do software, basta selecionar o seu sistema operacional, no caso Linux x64 ou macOS;
3. No caso da versão do aplicativo para Linux, extraia o arquivo .zip baixado e execute a aplicação com um duplo clique sobre o arquivo .AppImage, o Etcher deverá imediatamente ser iniciado. Já, no macOS, abra o Etcher a partir do Launchpad. Surgirá uma janela como mostra a imagem abaixo:


4. Agora clique no botão Select Image e escolha a imagem ISO do Regata OS, navegando através do gerenciador de arquivos. Em seguida, é hora de escolher o pendrive USB que você deseja utilizar (caso só exista um pendrive conectado, a seleção será automática) e clique no botão Flash! e aguarde o processo ser concluído.

Inicializando o Regata OS pela mídia de instalação

PC

Para iniciar o Regata OS utilizando o pendrive USB em um PC, basta reiniciar o seu computador com o pendrive USB ainda conectado. Em seguida, mude a ordem de boot utilizando a tecla F12 (ou F11), em alguns casos se utiliza a tecla Esc ou outra tecla de função, como a F2. A tecla certa que deve ser pressionada vai depender muito de qual é a fabricante da placa mãe do seu computador.

Você também pode consultar a própria tela do seu monitor, no momento em que é exibida a logo da fabricante da placa mãe, ou a documentação do seu computador/placa mãe para ter certeza de qual tecla utilizar. Em seguida, selecione a unidade de inicialização apropriada, ou seja, seu pendrive USB.

Mac

Já em um Mac, reinicie com o pendrive USB conectado e depois de ouvir o sinal sonoro, pressione e segure a tecla Option. Em seguida, selecione a unidade de inicialização apropriada, ou seja, seu pendrive USB.

Quando finamente iniciar o Regata OS utilizando o pendrive USB, a interface gráfica será carregada. Agora é só ir no menu de aplicativos e clicar em Instalar o Regata OS para iniciar o processo de instalação do sistema. Caso ainda tenha dúvidas sobre este processo, clique aqui para ver todos os tutoriais de instalação do Regata OS.