Suporte do Regata OS

Baixando e criando uma mídia de instalação do Regata OS

Neste artigo, você vai saber onde baixar a imagem ISO do Regata OS e como gravar a imagem ISO do Regata OS em um pendrive USB. Assim é possível experimentar e avaliar o Regata OS sem fazer quaisquer alterações em seu sistema operacional existente. Vale comentar que, para ter uma experiência completa, será necessário instalar o Regata OS.

Baixando o Regata OS

Para baixar o Regata OS, basta ir até a página de Download (através deste link) e clicar no botão de mesmo nome. É possível utilizar um gerenciador de downloads de sua preferência para baixar o Regata OS, sendo assim, você poderá pausar o download e retornar quando quiser, além de acelerar o processo.

Configuração mínima recomendada para o sistema:

  • Processador de dual core de 2 GHz (64-bits) ou melhor
  • Memória RAM de 2 GB
  • Disco rígido com 25 GB de espaço livre
  • Leitor de DVD ou conexão USB para efetuar a instalação

Criando uma mídia de instalação

Para instalar o Regata OS, você tanto pode utilizar uma mídia de DVD ou um pendrive USB. Abaixo você verá como gravar a imagem ISO do Regata OS em um pendrive USB.

Windows

1. Comece com um pendrive USB vazio com pelo menos 2GB de espaço livre.
2. Você irá precisar de um aplicativo chamado Win32 Disk Imager. Terá que baixá-lo através deste link e efetuar a instalação, um processo bastante rápido. Ao executar como administrador, ele abrirá uma janela como mostra a imagem abaixo:


3. Agora é só selecionar a ISO, escolher o pendrive USB (normalmente é automático) e clicar no botão Write e esperar o processo ser concluído. PS: Quando você for selecionar a ISO e ao acessar a pasta onde ela se encontra, e ela não aparecer, basta selecionar no canto inferior direito Todos os arquivos.

Dica: você também pode usar o Etcher, que será utilizado no exemplo abaixo.

Ubuntu, entre outras distros Linux, e macOS

1. Comece com um pendrive USB vazio com pelo menos 2GB de espaço livre.
2. Você irá precisar de um aplicativo chamado Etcher. Para obtê-lo no Ubuntu (ou outra distro) ou macOS, você terá de baixar do site oficial. Basta selecionar o seu sistema operacional, no caso Linux de 32 ou 64-bits ou Mac.
3. No caso da versão do aplicativo para Linux, extraia o arquivo .zip baixado e execute a aplicação com um duplo clique sobre o arquivo .AppImage, o Etcher deverá imediatamente ser iniciado. Já, no macOS, abra o Etcher a partir do Launchpad. Surgirá uma janela como mostra a imagem abaixo:


4. Agora clique no botão Select Image e escolha a ISO do Regata OS, navegando através do gerenciador de arquivos. Em seguida, é hora de escolher o pendrive USB que você deseja utilizar (caso só exista um pendrive conectado, a seleção será automática) e clique em Flash! e aguarde o processo ser concluído.

Inicializando o Regata OS pela mídia de instalação

PC

Para iniciar o Regata OS utilizando o pendrive USB em um PC, basta reiniciar o seu computador com o pendrive USB ainda conectado. Em seguida, mude a ordem de boot utilizando a tecla F12, em alguns caso se utiliza a tecla Esc ou outra tecla de função, como a F2. Você também pode consultar a própria tela ou a documentação do seu computador para ter certeza de qual tecla utilizar. Em seguida, selecione a unidade de inicialização apropriada, ou seja, seu pendrive USB.

Mac

Já em um Mac, reinicie com o pendrive USB conectado e depois de ouvir o sinal sonoro, pressione e segure a tecla Option. Em seguida, selecione a unidade de inicialização apropriada, ou seja, seu pendrive USB.

Quando finamente iniciar o Regata OS utilizando o pendrive USB, será carregado o ambiente de trabalho, agora é só ir no lançador de aplicativos e clicar em Instalar o Regata OS para iniciar o processo de instalação do sistema. Caso ainda tenha dúvidas sobre este processo, clique aqui.