Como recuperar o GRUB do Regata OS usando o modo live

Para recuperar o GRUB (carregador de inicialização) do Regata OS usando o modo live através de um pendrive, você precisará primeiro identificar em qual disco o sistema operacional está instalado. Para isso, no modo live do Regata OS, abra o terminal (Konsole), pesquisando por terminal no menu de apps ou usando o atalho de teclado Ctrl+Alt+T, e execute o seguinte comando:    sudo fdisk -l   

Agora localize em qual disco o Regata OS está instalado. Você deve procurar pelo disco que contem "Linux filesystem" na sua descrição — como mostrado na imagem logo abaixo. No nosso exemplo, o disco está identificado como sdc, com sdc1 sendo a partição /boot/efi, que é onde ficam as informações de boot do sistema (por isso possui na descrição: "EFI System"), e sdc2 sendo a partição onde o sistema está instalado (raiz).
Contudo, caso a instalação do Regata OS não possuir a partição /boot/efi, isso pode significar que o recurso EFI não é suportado ou que não está ativado no BIOS da placa-mãe do seu PC. Nesse caso, apenas ignore a partição /boot/efi e siga com o processo de recuperação do GRUB.

Com o disco de instalação do Regata OS devidamente localizado, agora é hora de recuperar o GRUB. Para isso, execute os seguintes comandos no terminal — lembre-se de mudar sdc1, sdc2 e sdc pelos valores que representam o seu disco:

> Se a partição "/boot/efi" existir:

   sudo su   

   mkdir -p /mnt/regataos   

   mount /dev/sdc2 /mnt/regataos -o subvol=@   

   mount /dev/sdc1 /mnt/regataos/boot/efi/   

   grub2-install --root-directory=/mnt/regataos /dev/sdc


> Se a partição "/boot/efi" não existir:

   sudo su   

   mkdir -p /mnt/regataos   

   mount /dev/sdc2 /mnt/regataos -o subvol=@   

   grub2-install --root-directory=/mnt/regataos /dev/sdc

Se o processo de recuperação do GRUB for concluído com exito, você verá uma mensagem de sucesso no terminal e poderá reiniciar o modo live do sistema para iniciar o Regata OS que está instalado no seu PC.

restaurar grub, restaurar grub2, recuperar grub, recuperar grub2, grub quebrado, grub2 qubrado, grub 2, grub rescue, grub not found, grub2 not found



Última atualização: 23 de fevereiro de 2022
Ir para o topo da página