Crie e gerencie atalhos de aplicativos na área de trabalho do Regata OS

Para criar atalhos de aplicativos na área de trabalho do Regata OS, arraste e solte um ícone do menu de aplicativos (Launcher) para a área de trabalho. Ao fazer isso, você verá um pequeno menu de contexto. Basta clicar na segunda opção: Criar link aqui. Pronto!

Você também pode clicar na primeira opção, que no caso é Copiar aqui. A diferença aqui é que você terá mais liberdade para personalização do atalho criado. Além disso, você também terá que dar permissão de execução ao iniciar o aplicativo pela primeira vez usando o novo ícone da área de trabalho. Para isso, basta clicar no botão Continuar na nova janela que se abrir.


Organizando os atalhos criados

Por padrão, os atalhos de aplicativos na área de trabalho são posicionados de forma vertical, porém, você pode organizar os atalhos como achar melhor. Para isso, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e, no menu de contexto, vá em "Ícones". Você verá as opções:

Ordenar por - aqui você escolhe se os atalhos serão ordenados por nome, tipo, tamanho e etc;
Tamanho do ícone - agora é hora de escolher o tamanho dos atalhos.
Organizar por - permite que você organize os atalhos por linhas ou colunas, ou seja, de forma horizontal ou vertical, respectivamente;
Alinhar - nesta opção, você escolhe se deseja que os atalhos sejam organizados na parte esquerda ou direita da tela;
Bloqueado - marque esta opção caso queira bloquear os atalhos em suas respectivas posições.

Ocultar os atalhos e ícones da área de trabalho

Para ocultar os atalhos e ícones na área de trabalho, vá até o aplicativo Configurações gráficas (pesquise por ele no menu de apps) e desative a configuração Bloquear widgets, para que você possa ter acesso as configurações avançadas de personalização do ambiente gráfico.

Em seguida, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e, no menu de contexto, clique em Configurar área de trabalho e papel de parede. Na nova janela que se abrir, procure pela opção Layout e escolha Área de Trabalho e clique no botão Aplicar agora.


Isso fará com que os atalhos e ícones na área de trabalho fiquem ocultos. Para voltar ao estado anterior, ainda em Configurar área de trabalho e papel de parede, na opção Layout, escolha Visualização de Pastas.

Agora volte para o aplicativo Configurações gráficas (pesquise por ele no menu de apps) e ative novamente a configuração Bloquear widgets, para garantir que você não esbarre em alguma configuração avançada de personalização do ambiente gráfico.

Criando atalhos de aplicativos na barra de tarefas

Para criar atalhos de aplicativos na barra de tarefas (Painel), basta arrastar um ícone do menu para a barra do sistema ou clicar sobre o ícone com o botão direito do mouse e escolher a opção Fixar no gerenciador de tarefas.

Além disso, você também pode criar atalhos de aplicativos já em execução na barra de tarefas. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do aplicativo em execução e marque a opção Fixar no gerenciador de tarefas. Após criar os atalhos de seus aplicativos favoritos na barra de tarefas, clique e arraste os ícones para organizá-los.

Última atualização: 24 de fevereiro de 2022
Ir para o topo da página