Suporte do Regata OS

Crie e gerencie atalhos de aplicativos na área de trabalho do Regata OS

Para criar atalhos de aplicativos na área de trabalho do Regata OS, arraste e solte um ícone do menu de aplicativos (Launcher) para a área de trabalho. Ao fazer isso, você verá um pequeno menu de contexto. Basta clicar na segunda opção: "Criar link aqui". Pronto!

Você também pode clicar na primeira opção, que no caso é "Copiar aqui". A diferença aqui é que você terá mais liberdade para personalização do atalho criado. Além disso, você também terá que dar permissão de execução ao iniciar o aplicativo pela primeira vez usando o novo ícone da área de trabalho. Para isso, basta clicar no botão Continuar na nova janela que se abrir.


Organizando os atalhos criados

Por padrão, os atalhos de aplicativos na área de trabalho são posicionados de forma vertical, porém, você pode organizar os atalhos como achar melhor. Para isso, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e, no menu de contexto, vá em "Ícones". Você verá as opções:

Organizar por - permite que você organize os atalhos por linhas ou colunas, ou seja, de forma horizontal ou vertical, respectivamente;
Alinhar - nesta opção, você escolhe se deseja que os atalhos sejam organizados na parte esquerda ou direita da tela;
Ordenar por - aqui você escolhe se os atalhos serão ordenados por nome, tipo, tamanho e etc;
Tamanho do ícone - agora é hora de escolher o tamanho dos atalhos.
Bloquear - marque esta opção caso queira bloquear os atalhos em suas respectivas posições.

Ocultar os atalhos e ícones da área de trabalho

Para ocultar os atalhos e ícones, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e, no menu de contexto, clique na opção "Desbloquear widgets". Isso dará mais liberdade para você personalizar o seu desktop.

Em seguida, clique novamente com o botão direito do mouse na área de trabalho e, no menu de contexto, clique em "Configurar a área de trabalho". Na nova janela que se abrir, procure pela opção Layout e escolha "Área de Trabalho". Depois disso, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e, no menu de contexto, clique em "Bloquear widgets".


Isso fará com que os atalhos e ícones na área de trabalho fiquem ocultos. Para voltar ao estado anterior, ainda em "Configurações da área de trabalho", na opção Layout, escolha "Visualização de Pastas".

Criando atalhos de aplicativos na barra de tarefas

Para criar atalhos de aplicativos na barra de tarefas (Painel), basta arrastar um ícone do menu para a barra do sistema ou clicar sobre o ícone com o botão direito do mouse e escolher a opção "Fixar no gerenciador de tarefas".

Além disso, você também pode criar atalhos de aplicativos já em execução na barra de tarefas. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do aplicativo em execução e marque a opção "Fixar". Após criar os atalhos de seus aplicativos favoritos na barra de tarefas, clique e arraste os ícones para organizá-los.

Última atualização: 14 de outubro de 2019